Ícone do cadeado de segurança. Site seguro (HTTPS/SSL). Navegue com segurança.

...
  • (19) 3363-0697 (PABX)
  • (19) 98334-4795 (TIM)
  • (19) 98781-8914 (Oi)
  • (19) 99367-4882 (Claro)
  • (19) 99814-3244 (Vivo)

Cartório de Registro Civil
1. O que é a Certidão de Nascimento
 

Em termos bastante simples, a certidão de nascimento visa comprovar a existência de uma determinada pessoa. Assim, para que o documento cumpra com sua finalidade será nele apresentado as características físicas do nascido, sua descendência, as circunstâncias em que se deu o parto, além de outras informações complementares e úteis pertinentes ao registrado. 
 

Como Pedir a 
2ª via da Certidão de Nascimento

 

A primeira via da certidão de nascimento é entregue aos país ou responsáveis após a devida lavratura do registro do nascido em cartório competente. Ocorre que no decorrer da vida esse documento será utilizado diversas vezes nas mais variadas situações, o que torna inevitável em algum momento a necessidade de solicitar uma nova certidão, logo é imprescindível saber como e onde solicitar a 2ª via da certidão de nascimento.

Não se preocupe! Atualmente há diversas formas que facilitam esse processo de solicitação e apesar de haver algumas opções aqui vamos indicar 2 (duas) muito uteis, sendo a primeira presencial e a segunda online:

a)       A 2ª via da certidão de nascimento poderá ser solicitada presencialmente diretamente no cartório civil das pessoas naturais onde houve a lavratura do registro (nascimento).

Neste caso, nos pedidos de certidão simples (em breve relato), basta qualquer pessoa interessada se dirigir ao cartório com os dados do registro, tais como: nome do registrado, nome dos pais, data do nascimento, livro, folha e termo. Efetuar o pagamento das taxas cobradas e aguardar o tempo de emissão que é variável de cartório para cartório.

b)       Efetuar o pedido da 2ª via da Certidão de Nascimento Online através do Cartório Expresso.

Para pedir a 2ª via da Certidão de Nascimento Online basta cadastrar-se no site do Cartório Expresso, preencher os campos com ao menos as informações mínimas solicitadas do registro, tais como: nome do registrado, nome dos pais, data do nascimento, cidade e estado. E efetuar o pagamento dos emolumentos através do boleto, depósito ou cartão de crédito.

Pronto! A certidão será entregue no seu endereço dentro do prazo preestabelecido.
 

Quais informações preciso para solicitar
2ª via da certidão nascimento

 

Para solicitar a 2ª via da sua certidão diretamente no Cartório de Registro Civil você precisará saber a cidade, estado e o cartório onde foi efetuado a lavratura do registro para que consiga dirigir-se ao cartório correto. Isso posto, em relação ao documento será necessário informar ao tabelião:

a)       Nome do registrado, nome dos pais, data do nascimento, livro, folha e o termo (também conhecido como matricula).

Mas se pretender solicitar a 2ª via da Certidão Online através do Cartório Expresso é possível fazê-lo informando apenas alguns dados mínimos para pesquisa, tais como:

b)       Nome do registrado, data do nascimento, nome dos pais, cidade e estado do registro.

Vale ressaltar que a solicitação e emissão da 2ª via de uma Certidão só pode ser feita posterior a devida lavratura do registro, que no caso dos nascimentos deverá ocorrer no Cartório Civil das Pessoas Naturais da cidade e estado onde ocorreu o parto ou no lugar de residência dos pais à época do nascimento da criança.
 

Qual a diferença entre Certidão Atualizada e
2ª via da Certidão

 

Na certidão de nascimento atualizada espera-se que o documento tenha sido emitido recentemente pelo cartório, isto é, em um período inferior a 90 dias. Espera-se também que caso tenha havido qualquer mudança no registro por meio de averbações ou anotações complementares estás estejam ali presentes para que seja de conhecimento de todos.

Já a 2ª via da Certidão é qualquer documento emito pelo cartório posterior ao ato de lavratura do registro e da primeira certidão de nascimento entregue aos pais ou responsáveis. Ou seja, independente de quantas vezes você tenha solicitado a certidão junto ao cartório, todas serão denominadas 2ª via.

A grade verdade é que em determinadas situações não há diferença alguma entre os documentos exceto pelo nome. Isto é, por exemplo, se você chegar ao cartório e dizer ao tabelião que quer solicitar uma 2ª via da certidão ou se disser que quer uma certidão atualizada, o documento que lhe será entregue será o mesmo.

Assim, é mais fácil ter em mente que não se trata de como você irá denominar o documento, se de 2ª via ou certidão atualizada, mas sim, do propósito ou finalidade ao qual a certidão será utilizada e, portanto, nas informações que o documento deve conter.
 

É possível mudar o local de registro da
certidão de nascimento

 

Não! Após efetuado a lavratura do registro não será possível qualquer alteração em seu conteúdo que não seja as previstas em lei ou por meio de autorização judicial.
 

O que é
Certidão de Nascimento em Inteiro Teor

 

Quando há a lavratura de um registro são descritos ao tabelião muitas informações além das circunstâncias em que se deu aquele nascimento, o mesmo ocorre quando há averbações ou anotações complementares em um registro, algumas, inclusive, protegidas pelo segredo de justiça. Assim todas as certidões que são entregues nos pedidos simples de 2ª via são denominadas Breve Relato, ou seja, documento público cuja as informações ali constantes é um “resumo” comum esperado de todo registro.

As Certidões em Inteiro Teor por sua vez, é a descrição fiel do que consta no livro de registro de determinada pessoa, sendo descrito todos os detalhes omitidos pela certidão simples de Breve Relato, por exemplo, em processos de adoção ou reconhecimento de paternidade na certidão simples apenas constaria o nome dos pais, já na certidão inteiro teor constaria as circunstâncias em que seu deu processo.

Os documentos em inteiro teor são comumente solicitados em processos de dupla cidadania.
 

Restou alguma dúvida?
 

Aqui, no Cartório Expresso, você conta com uma equipe especializada em assessoria cartorária. Caso tenha restado alguma dúvida sobre 2ª via de Certidão de Nascimento nos cartórios de registro civil ou se desejar saber sobre outros assuntos relacionados fale conosco, estamos prontos para atendê-lo (a)!
 

Precisa de um atalho para efetuar o seu pedido?
 

Clique abaixo no documento desejado e inicie sua solicitação agora!